Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto da Uned Nova Friburgo é reconhecido em competição de eficiência energética
Início do conteúdo da página

Projeto da Uned Nova Friburgo é reconhecido em competição de eficiência energética

Publicado: Quarta, 03 de Setembro de 2025, 15h44 | Última atualização em Quarta, 03 de Setembro de 2025, 15h44 | Acessos: 118

O protótipo elétrico Yawara Racing, desenvolvido pela Uned Nova Friburgo, recebeu menção honrosa pela participação na Shell Eco-marathon, uma das principais competições de eficiência energética do país. O projeto do Cefet/RJ disputou na categoria “Protótipo – Bateria Elétrica” e foi reconhecido pelos organizadores do campeonato por ter levado o veículo à pista em apenas quatro meses de desenvolvimento. A equipe e-Wolf Racing, da Unidade Maracanã, também disputou na mesma categoria, que foi vencida pela equipe Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A equipe Yawara Racing é formada pelos estudantes Arthur Cabral, Caio da Silva, Caio do Canto, Carlos Eduardo de Lima, Fernanda Pinho, Julia Carvalho, Lainy Vicheti, Lucas de Azevedo, Luiz Felipe Cardinot, Pedro Henrique Santos, Rafael Classe e Washington Pedro, do curso de Engenharia Elétrica, Matheus Raposo e Tobias da Silva, do curso de Sistemas da Informação, e Maryana Valente, da licenciatura em Física. O projeto é coordenado pelos professores Lívia Pacheco e Ronie Lopes e tem o apoio dos docentes Alan Ferreira, Gleyson Piazza, Lucas Resende e Diuary Gonçalves.

Sobre a competição

A Shell Eco-marathon é uma competição global que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com eficiência energética. Na 8ª edição brasileira, a competição teve três categorias de energia: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio. Cada categoria conta com duas classes de veículos: protótipo e conceito urbano. 

Para serem avaliados, os veículos passam por inspeção técnica e devem percorrer um circuito com o mínimo de combustível possível. A equipe vencedora é a que faz a maior distância com a menor quantidade de energia. A competição reuniu cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Peru, Colômbia e México.

Confira o resultado completo.

Confira a menção honrosa à Yawara Racing no site da competição.

A equipe Yawara Racing, da Uned Nova Friburgo, desenvolveu o seu veículo em apenas quatro meses e conseguiu se destacar na competição

Fim do conteúdo da página