Projeto da Unidade Maracanã lança anuário de ex-alunos de Engenharia Ambiental
Da esq. para a dir., João Pedro Felippe (aluno), Matheus do Amaral (aluno), Diego Fonseca (docente) e Williams Raposo Jr. (aluno) participaram da equipe do projeto responsável pelo anuário
Com o objetivo de estreitar laços entre alunos e ex-alunos, fortalecer a relação entre a instituição e o mercado de trabalho e estimular novos ingressantes, foi lançado, nesta quarta-feira (10), o “Anuário de ex-alunos de Engenharia Ambiental”. O documento, em formato pdf, está disponível para consulta on-line. Além de trazer informações gerais sobre o percurso acadêmico dos egressos, a publicação compara o perfil desses profissionais com cerca de 300 engenheiros ambientais formados por outras instituições do estado, a partir de dados obtidos sobre área de atuação, cargos ocupados, empregabilidade e desafios enfrentados.
Conforme o professor Diego Fonseca, o anuário apontou, entre outras constatações, que cerca de 70% dos alunos do Cefet/RJ terminam o curso empregados – bem acima dos 39% formados por outras universidades. Ainda segundo o docente, o estudo também identificou uma inserção bastante variada de egressos do Cefet/RJ no mercado de trabalho, com atuação em empresas de saneamento, óleo e gás, consultoria, órgãos ambientais, setor portuário e diversos outros segmentos industriais. Os dados foram divulgados de forma anônima, com exceção do bloco final, em que cada ex-aluno pôde compartilhar, de forma opcional, foto, contatos e dicas para os futuros formados.
– Trata-se de uma iniciativa pioneira do Cefet/RJ. Como o curso de Engenharia Ambiental da instituição é o mais novo do Rio de Janeiro, algumas comparações ficaram prejudicadas, como o ingresso em pós-graduação e a faixa salarial dos profissionais no mercado de trabalho. Contudo, observamos um cenário bastante promissor no índice de empregabilidade – explicou o docente, um dos responsáveis pela iniciativa.
O anuário foi elaborado pelo projeto de extensão da Unidade Maracanã “Integração entre ensino e mercado profissional: aproximando alunos da Engenharia Ambiental e a Associação do Rio de Janeiro de Engenheiros Ambientais e Sanitaristas (ARJEAS)”, com apoio da ARJEAS e recursos do Programa de Bolsas de Extensão (PBEXT) do Cefet/RJ.
Redes Sociais