1ª turma de mestrado EAD participa de atividades presenciais na Unidade Maracanã
Oriundos de diversas regiões do país, estudantes da 1ª turma do mestrado profissional em Energia e Sociedade participaram de atividades presenciais do curso na Unidade Maracanã
No último sábado (3), o Programa de Pós-Graduação em Energia e Sociedade (PPGES) do Cefet/RJ promoveu atividades presenciais do mestrado profissional, iniciado neste ano. Alunos de diversas regiões do país estiveram na Unidade Maracanã, onde são realizadas aulas e avaliações do curso. O mestrado profissional em Energia e Sociedade é o primeiro do país aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na modalidade de educação a distância (EAD).
Pela manhã, os estudantes apresentaram seus projetos de pesquisa e participaram de sessões de perguntas e respostas com os professores presentes, promovendo troca de conhecimentos e a ampliação da rede de contatos. Eles também visitaram alguns dos laboratórios da instituição que desenvolvem pesquisas relacionadas à energia, com o objetivo de aprofundar a compreensão na área. À tarde, os alunos participaram de dinâmicas em grupo para a realização de experimentos práticos de forma colaborativa.
Segundo a vice-diretora do Cefet/RJ, Gisele Vieira, o encontro evidenciou a importância da instituição ao oferecer uma educação de alta qualidade, que contribui para o desenvolvimento de pesquisas sobre o impacto das transformações energéticas na sociedade. “Essa atividade acadêmica reforçou o compromisso do Cefet/RJ com a educação das pessoas e a investigação de novos saberes, a fim de compartilhá-los com a sociedade, por meio da promoção de estudos que integram teoria, prática e inovação”, finalizou a gestora.
Sobre o curso
O PPGES é um programa interdisciplinar dividido em duas linhas de pesquisa: Energia Limpa e Meio Ambiente e Gestão e Desenvolvimento Social. O mestrado é destinado a profissionais e acadêmicos interessados na área. Além da base teórica, o programa do curso inclui estudos de casos práticos e análise de projetos que visam à inovação no setor energético.
Para saber mais sobre a infraestrutura, as linhas de pesquisa e o corpo docente, acesse o portfólio do curso.
Redes Sociais