Alunos visitam centro de pesquisas da Petrobras para conhecer processos de impressão 3D
Vinte e sete alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da Unidade Maracanã realizaram uma visita técnica à Petrobras com o objetivo de conhecer o centro de excelência em manufatura aditiva, mais conhecida como impressão 3D. O encontro foi realizado no dia 9 de abril, no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES), no Rio de Janeiro. Alunos que participam da Equipe Alpha da Fórmula SAE também marcaram presença na atividade, que incluiu visitas a outras áreas e laboratórios do local.
Conforme o professor Humberto Farneze, o encontro foi uma oportunidade para os docentes e estudantes terem um contato mais próximo com a manufatura aditiva, que é um processo de fabricação de vanguarda. “Foi possível receber informações técnicas de profissionais com ampla experiência no tema, com exposições de aplicações dentro das instalações de um centro de excelência em pesquisas voltadas para uma indústria de energia que é referência mundial”, disse o docente. Também estiveram na visita os professores Gilvania Alves, Milton Torres, Renata Mercante, Sylvio Magrani e Tatiane Chuvas.
A manufatura aditiva é um processo inovador de fabricação de objetos tridimensionais a partir de um modelo digital. Amplamente utilizada na indústria, a técnica oferece vantagens como a produção de geometrias complexas, personalização de produtos, redução de custos e desperdício de material, além de tempos de fabricação mais curtos comparados aos métodos tradicionais.
Alunos de Engenharia da Unidade Maracanã conhecem centro de excelência em manufatura aditiva da Petrobras
Redes Sociais