Compaz e Neabi Petrópolis promovem evento sobre a abolição da escravatura no Brasil
Dia 13 de maio deste ano marca 137 anos da abolição da escravatura no Brasil. Para relembrar e debater a data e seus efeitos, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e a Comissão para a Promoção de uma Cultura de Paz (ComPaz) do Cefet/RJ Petrópolis promovem o evento "Tereza de Benguela e a luta por direitos: o que comemorar após o 12 de maio?" das 16h às 18h no Salão Nobre da unidade.
A atividade contará com o espetáculo teatral "Rainhas de Quariterê, do Brasil, do mundo!", conduzido pelo Núcleo de Artes do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) de Petrópolis, e com um debate com o público presente.
O evento se insere nas reflexões que envolvem o período do pós-Abolição, cuja data emblemática de 13 de maio convida à análise crítica sobre os limites da liberdade conquistada formalmente em 1888. O fim da escravidão legal não significou a superação das estruturas de exclusão que persistem até hoje. Por isso, é necessário reafirmar, continuamente, o compromisso com políticas de reparação histórica, reconhecimento e justiça racial.
A iniciativa busca promover o diálogo entre memória, educação e direitos humanos, reafirmando o legado de Tereza de Benguela como uma referência de coragem, organização comunitária e transformação social.
Participe! O evento é gratuito e aberto ao público em geral.
Redes Sociais