ECOSOL

ECOSOL – Economia Solidária
Podemos definir ECOSOL em três dimensões:
. Econômica: é desenvolver atividade econômica de produção, de serviços, de comercialização, de finanças comunitárias, de trocas, ou consumo baseado na cooperação e na autogestão. Na ECOSOL todos os/as integrantes de empreendimento (associação, cooperativa ou grupo) são ao mesmo tempo trabalhadores e empreendedores.
. Cultural: é a forma de se integrar no mundo da produção e do consumo (em casa, em eventos ou no trabalho) privilegiando produtos locais, saudáveis, que não afetem o meio-ambiente e que beneficiem os pequenos produtores, visando mudar o paradigma da competição para o da cooperação e da inteligencia coletiva, livre e partilhado.
. Política: é um movimento social, que luta pela mudança da sociedade, por uma forma diferente de desenvolvimento voltado para o coletivo e construído pela comunidade, a partir dos valores da solidadriedade, da democracia, da cooperação, da preservação ambiental e dos direitos humanos.
Empreendimentos da ECOSOL – EES
São organizações de caráter associativo, do meio urbano ou rural, que realizam atividades econômicas, onde os resultados são um bem comum aos participantes ou são revertidos para o próprio empreendimento, com vistas ao desenvolvimento da comunidade da qual estão inseridos. São empreendedores que exerçam democraticamente a gestão das atividades e a alocação dos resultados.