ITESS CEFET/RJ

É uma coordenadoria da Diretoria de Extensão que realiza atividades sistemáticas de formação e assessoria aos empreendimentos da economia solidária – EES, que abrange desde o surgimento até a conquista de autonomia organizativa e da sua viabilidade econômica, com o objetivo de geração de trabalho e renda e é, também, um espaço de estudos, pesquisas e desenvolvimento de tecnologias sociais voltadas para a organização do trabalho, com foco na autogestão e dentro dos princípios da Economia Solidária – ECOSOL.

Missão da ITESS
(artigo 1° do regulamento da ITESS)
Mobilizar, articular e acompanhar grupos populares a partir dos princípios da ECOSOL, com vistas à geração de trabalho e renda e à inclusão social, ressaltando os valores de democracia, da participação e da cidadania que proporcionem o surgimento de relações de trabalho pautadas pela autogestão e pela posse coletiva dos meios de produção.
As atividades decorrentes da missão devem estar articuladas a ações institucionais de ensino, pesquisa e extensão, respeitando-se a indissociabilidade entre essas três dimensões, contribuindo para o cumprimento da função social do CEFET/RJ, através da articulação entre os saberes acadêmico e popular.

Como participar da ITESS?
O ingresso de empreendimentos da ECOSOL na ITESS ocorre por Edital Público de Seleção, sem custo aos empreendedores, desde que seja uma organização sem fins lucrativos. O edital Público de Seleção é sempre divulgado no site da ITESS e nos portal de CEFET/RJ.

Pré-Incubação
Quando o GRUPO SOCIAL necessita de um período para a mobilização dos beneficiários e estruturação do empreendimento e legalização da entidade comunitária. A Pré-incubação ocorre num período de até 9(nove) meses, prorrogáveis por mais 3(três) meses.

Incubação
Quando o GRUPO SOCIAL já estruturado, que possui entidade representativa legalizada e atuante, necessita inovar, aprimorar, ampliar, desenvolver novos produtos ou inserir tecnologias em seus processos, e a ITESS deverá fornecer assessoramento e apoio ao empreendimento, tendo um aspecto menos formativo. A incubação ocorre num período de até 24(vinte e quatro) meses, prorrogáveis por mais 12(doze) meses.